Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Quando se utiliza um sistema de coordenadas cria-se o seu espaço de cor. Neste espaço cada ponto representa uma cor diferente.
Num modelo aditivo a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta. A mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul indicam a presença da luz ou da cor branca.
Exemplos: Luz emitida e projectada num ecrã e Mistura de cores emitidas por fontes de luz
Num modelo subtractivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz. A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos reflectidos.
Este modelo explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e reflectem outros. Assim, a cor de um objecto corresponde à luz reflectida por ele e o que os olhos recebem.
Exemplos: Luz reflectida e Mistura de cores de pintura de impressão
Sem comentários:
Enviar um comentário